ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Hospital Barros Barreto faz atendimento especial para diagnóstico e tratamento do câncer de pele em Belém

imagem

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) realiza atendimento especial para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de pele

No dia 2 de dezembro de 2023, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizará um atendimento especial voltado para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de pele. Esta ação faz parte das atividades realizadas no mês de dezembro, dedicado à prevenção desta doença, que é o tipo de tumor mais prevalente na população brasileira.

O atendimento será aberto ao público e ocorrerá das 9h às 15h, no próprio hospital. Esta iniciativa visa atender pessoas que possuam algum tipo de lesão na pele, tais como manchas, sinais com deformidades, coceira persistente, sangramentos, feridas e cicatrizes que não fecham há mais de quatro semanas.

Após uma triagem realizada pela equipe de dermatologia, caso haja indicação de câncer, o paciente será encaminhado para acompanhamento e tratamento cirúrgico, que é a principal via terapêutica para combate ao tumor cutâneo.

O câncer de pele e suas classificações

O câncer de pele ocorre devido a alterações nas células, que passam a se multiplicar de forma anormal. Existem dois tipos principais desta doença: o não melanoma, que é mais frequente na população e pode se desenvolver nas células basais (carcinoma basocelular) ou nas células mais superficiais da pele (carcinoma espinocelular); e o melanoma, que é a forma mais grave da doença e tem origem nos melanócitos, que são as células responsáveis pela cor da pele.

O diagnóstico do câncer de pele é baseado na observação de características das manchas, como assimetria, bordas irregulares, tonalidade, diâmetro acima de 6 milímetros e histórico. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, entre 2023 e 2025, surjam mais de 220 mil casos de câncer de pele não melanoma por ano, enquanto para o melanoma são esperados quase nove mil casos anuais.

Uma dica importante para a pessoa se conhecer melhor e procurar um especialista é a "regra do ABCDE" para lesões: A de assimetria, B de bordas irregulares, C de cor (duas ou mais cores), D de diâmetro maior que 5 milímetros e E de evolução (alteração de tamanho, forma e cor).

Além do diagnóstico clínico realizado durante a consulta para avaliação das lesões, pode ser necessária a realização de uma biópsia para confirmação do diagnóstico. Dependendo do caso, a cirurgia é indicada, associada à quimioterapia e/ou radioterapia.

Medidas preventivas para o câncer de pele

A prevenção do câncer de pele envolve medidas relacionadas à fotoproteção. Por isso, é recomendado:

  • Uso de protetor solar diário: aplique o protetor solar diariamente, com reaplicações a cada duas horas, mesmo após transpiração excessiva e mergulho.
  • Utilize roupas protetoras: use roupas com proteção UV, chapéus e óculos em ocasiões com forte incidência solar, principalmente para trabalhadores que estão expostos ao sol.

Atendimento especial no Hospital Universitário João de Barros Barreto

O atendimento especial para diagnóstico de câncer de pele será realizado no dia 2 de dezembro de 2023, das 9h às 15h, na Unidade de Dermatologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto, localizado na Rua dos Mundurucus, 4487, no bairro do Guamá.

Ao oferecer este atendimento, o HUJBB e a SBD reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele, visando contribuir para o tratamento e a cura desta doença.

Para saber mais sobre esse atendimento especial e como prevenir o câncer de pele, entre em contato com o Hospital Universitário João de Barros Barreto.

ADSENSE GOOGLE